• Patricia Brandão

Buenos Aires, cidade novamente em alta!


Buenos Aires, a capital hedonista argentina tem se reinventado desde o século XIX, fazendo de suas distinções entre noite e dia, passado e futuro, Europa e América Latina, seu maior atrativo. A cidade tem um buzz todo próprio, derivado de sua justaposição inebriante de elegância atemporal e modernidade nervosa. A cidade e seu povo, mesmo com toda crise, continuam se vestindo bem, saindo para bares e restaurantes e se divertindo até altas horas. Buenos Aires é a perfeita tradução da paixão argentina por comida e vinhos. Da irresistível parrilla à cozinha criativa recheada de influências internacionais, a cena gastronômica da cidade já é motivo suficiente para visitá-la. Mas a cidade ainda apresenta mais motivos para visita, durante o dia, mostra sua elegância europeia: parques bem cuidados, boutiques sofisticadas, galerias de arte renomadas e museus e prédios que contam a rica história argentina. Durante a noite, revela sua alegre alma latina: além da alta gastronomia, cafés animados e casas de espetáculos de todos os estilos. Seguem minhas dicas:

Aonde ficar:

ALVEAR PALACE HOTEL

Avenida Alvear 189, Recoleta (00 54 11 4808 2100)/ www.alvearpalace.com

O Alvear Palace Hotel está localizado na Avenida Alvear, o corredor residencial e comercial mais elegante da cidade, um landmark da capital. O imponente edifício foi construído em 1932 com uma grande fachada parisiense e decorado com peças de estilo Louis XVI e lustres de cristal. O preferido pelos argentinos tradicionais e brasileiros elegantes e de celebts como Sharon Stone, Shaquille O'Neal, Karl Lagerfeld, Antonio Banderas.

BO BO HOTEL & RESTAURANT

Guatemala 4882, Palermo Viejo (00 54 11 4774 0505)/ www.bobohotel.com

Bo Bo Hotel & Restaurant é um charmoso Hotel Boutique, que ocupa uma antiga moradia de dois andares, construída na década de 1920 em estilo colonial espanhol no badalado e fashionista distrito de Palermo Viejo. Com apenas sete amplos quartos, o conceito é ser burguês ainda boêmio: daí o nome. O popular restaurante no piso térreo serve pratos argentinos contemporâneos em proporções generosas.

PALACIO DUHAU PARK HYATT

Avenida Alvear 166, Recoleta (00 54 11 5171 1234)

Palacio Duhau é sem dúvida o mais luxuoso da cidade. O palácio em si, uma mansão Beaux Arts, foi convertido em um glorioso lobby e restaurante e apenas algumas grandes suites no andar superior, o restante dos quartos estão em uma nova torre de calcário do outro lado do espetacular jardim com terraço do palácio. Para conectar os dois edifícios, os designers criaram uma galeria subterrânea que abriga uma fabulosa coleção de arte latino-americana. Os quartos são obras-primas de luxo contemporâneo discreto, revertido de madeira clara e tecidos finos. O Ahin Spa, também sob o jardim, contém uma piscina de 25 metros e é outro grande atrativo do hotel.

FAENA HOTEL

Martha Salotti 445, San Telmo, Buenos Aires (00 54 11 4010 9000)

O Faena está localizado no distrito de Puerto Madero, uma área de armazéns centenários convertidos em restaurantes e torres de escritório renovadas, em frente ao Rio de la Plata. O hotel foi instalado num antigo moinho de tijolos vermelhos que remonta a 1902, transformado por Philippe Starck em um local louche-luxe misturando detalhes surreais (cabeças de unicórnio e uma enorme coroa na piscina). O hotel sem dúvida o mais badalado de Buenos Aires, frequentado por uma turma hype e glamurosa que aproveita ao máximo o conceito: restaurante/galeria/nightspot. São 89 quartos em vários estilos e layouts, com pisos de madeira tropical, banheiros em mármore e cortinas de veludo vermelho. O bar da piscina ferve e ainda conta com um cabaré.

Restaurantes:

TEGUI

Um dos restaurantes mais cults de Buenos Aires. Os visitantes são surpreendidos assim que chegam, atrás da pequena porta preta e dos muros grafitados encontra-se um lugar sofisticado, cuja cozinha é um grande laboratório onde o chef Germán Martiteguis prepara pratos irretocáveis da cozinha argentina e internacional.

Calle Costa Rica, 5852. Palermo Hollywood.

BISTRO SUR

Em ambiente de decoração suntuosa, em vermelho, branco e dourado, os visitantes saboreiam sofisticada cozinha internacional do aclamado restaurante Bistro Sur, do hotel Faena. Dica: após a cena, não perca a oportunidade de assistir a uma apresentação do Rojo Tango, também dentro do hotel.

Faena Hotel Buenos Aires. Calle Martha Salotti, 445. Puerto Madero.

CASA CRUZ

Um clássico. Uriarte 1658, Villa Crespo Buenos Aires (00 54 11 4833 1112); www.casa-cruz.com

OVIEDO

Um dos restaurantes mais impressionantes de Buenos Aires, Oviedo é eternamente confiável e absolutamente divino. O restaurante recebe entrega de peixe fresco duas vezes por dia, e no currículo do chef Martin Rebaudino inclui sua experiência no emblemático El Bulli.

Beruti 2602, Recoleta (00 54 11 4821 3741)/ www.oviedoresto.com.ar

ROUX

Rebaudino (ex-chef do Oviedo) lidera cuidadosamente a cozinha desse charmoso Bistrô na Recoleta. Pratos de carne maravilhosos, assim como delícias mediterrâneas poderão ser degustados com uma ótima seleção de vinhos.

Peña 2300, Recoleta (0054 11 4805-6794

Museus e Galerias: FUNDACION PROA Avenida Pedro de Mendoza 1929, La Boca, Buenos Aires (00 54 11 4104 1000); www.proa.org

MUSEO DE ARTE LATINAMERICANO DE BUENOS AIRES Avenida Figueroa Alcorta 3415, Palermo, Buenos Aires (00 54 11 4808 6500); www.malba.org.ar

MUSEO DE ARTE MODERNO EDUARDO SIVORI Avenida Infanta Isabel 555, Palermo (00 54 11 4774 9452); www.museosivori.org.ar

MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES Avenida del Libertador 1473, Recoleta, Buenos Aires (00 54 11 5288 9900); www.mnba.org.ar


105 visualizações

© 2016 Patricia Boiteux Brandão. Todos os direitos reservados.