• Patricia Brandão

Mykonos, paraíso no Mar Egeu


A mais famosa das ilhas gregas, Mykonos fica no arquipélago das Cíclades, no mar Egeu, e encanta a todos com seu incrível mar turquesa, praias de areias claras e suas charmosas casinhas pintadas de branco com janelas azuis. O cenário bucólico, repleto de vielas estreitas e moinhos de ventos, não impede que ali seja um paraíso da turma da balada. A vida noturna é bem agitada, principalmente nos Beach Clubs. É impossível visitar a ilha sem ficar boquiaberto com a beleza natural, praias bem conservadas e o espetacular pôr do sol – um dos mais bonitos do planeta. Chora, Capital de Mykonos, é um labirinto de ruelas com calçamento de pedra, repleto de buganviles, formando um bonito mosaico. Lá você vai encontrar restaurantes e cafés, muitos de nível internacional, lojas e igrejas, que são reconhecidas pelos telhados em forma de cúpula. Por entre as vielas você descobre um lugar efervescente e animado, com lojas incríveis, lado a lado encontra-se as marcas de luxo e charmosas grifes locais com seus lindos kaftas, bijuterias exóticas e artesanato grego. Mykonos é sofisticada sem ostentação, chic sem perder a sensação de simplicidade. A ilha foi descoberta em 1950, por um grupo de jovens, filhos de famílias ricas, que procuravam locais para se divertirem, mas deve a sua fama, glamour e charme, em grande parte, a Jackie Onassis, que inaugurou o turismo do jet-set internacional. A gastronomia é uma atração a parte, as especialidades gregas mais saborosas e conhecidas são a moussaka (beringelas acompanhadas de carne de cordeiro e condimentadas com canela e vinho tinto) e avgolemono (arroz com frango e ovos com sumo de limão). Destacam-se também as carnes assadas e os pratos feitos com peixe ou marisco. As refeições incluem, normalmente, entradas como keftedes (bolinhas de carne picante) ou tzatziki, um molho à base de iogurte, pepino e endro. Como sobremesa estão, entre outros, as baklavas, uma massa folhada com mel, baunilha e amêndoas. As saladas gregas são famosas internacionalmente. Nelas não faltam o azeite, o tomate, o pepino e o queijo feta, que é, possivelmente, o produto mais conhecido do país. Também é muito comum adicionar a estas saladas as famosas azeitonas gregas.

Onde ficar:

Kensho Boutique Hotel - www.kenshomykonos.com

Mykonos Blanc - www.mykonosblanchotel.com

Cavo Tagoo - www.cavotagoo.com/mykonos

Onde comer :

Spilia - www.spiliarestaurant.gr

Interni - www.interni-restaurant.gr

Nikkei - www.facebook.com/Nikkei-Mykonos-Peruvian-Restaurant

Kuzina - www.kuzinamykonos.com

Kiki’s - pequena taverna situada no topo da praia de Agios Sostis, uma das melhores experiências gastronômicas da ilha, não aceita reservas e só abre para almoço, então esteja preparado para fazer fila.

Sua especialidade são frutos do mar, fresquíssimos, tudo feito na brasa.

Katrin - 1 Nikiou Street, Chora

O preferido dos locais. Incríveis cogumelos a base de alho e pratos tradicionais de hummus gregos. Peixes super frescos e os melhores cortes de carne de cordeiro servidos pelas receitas da família em grandes bandejas de madeira. A sobremesa é uma seleção de bolos caseiros e tortas. Maravilhoso.

Beach Clubs:

Scorpios- www.scorpiosmykonos.com

O lugar mais incrível de Mykonos , aberto em 2015, a casa virou um must, tanto rústico quanto elegante, com boas vibrações do amanhecer ao crepúsculo. Passe o dia entre o restaurante e as chases da praia, à medida que o sol se põe, as batidas se elevam, graças a ótimos DJs.

Alemagou - www.alemagou.gr

Semelhante a Scorpios, este bar de praia e restaurante na praia de Tarsanas em Ftelia é quase uma "experiência holística". A vibe é Mykonos meets Mexico, perfeita definição de barefoot chic. A comida é excelente assim como a música.

Nammos - www.nammos.gr

Um clássico de Mykonos, desde 2003, localizado na praia de Psarou, o restaurante é muito bom, mas a praia pequena e super lotada.

Principote – www.facebook.com/panormosbeach

É o mais sofisticado beach club da ilha, desenhado pelo arquiteto Athanasios Kyratsous, localizado na linda baía de Panormos, tem mais clima de Saint Tropez que Mykonos, mas conta com uma super estrutura.

Liasti - www.liasti.com

Elegante e tranquilo restaurante e clube de praia, menos agito mas excelente comida mediterrânea além de serviço super atencioso. O dono Massimo Cirillo é italiano, assim como todo seu staff.

Ftelia Beach www.ftelia-restaurant.gr

Localizado na parte norte da ilha, Ftelia Beach é o paraíso da turma mais alternativa e do Kite surf. O restaurante, como a praia, atrai a turma dos esportes aquáticos e quem quer fugir do agito. Relaxe em beanbags e desfrute de um menu de massas, pizzas e saladas, a preços acessíveis.

Saint Anna - www.saintannarestaurant.gr

O bar de praia e restaurante Saint Anna em Agia Anna Kalafati, é novidade deste verão, o clima é de total relaxamento. Na tranquila e linda praia de Agia Anna, um dos melhores points para curtir a praia e ainda ter serviço. AO lado do restaurante Spilia.

Dicas importantes:

Aluguel de carro: Imprescindível, a ilha é grande, pouquíssimos taxis e nada de transporte público. Super indico a I.Car @mykonos.icar, 25 anos de mercado, carros excelentes e serviço impecável e gentil, falar com Sotiria: sotiriamail@gmail.com

Para ter as férias de seus sonhos, reserve com antecedência, impossível ir as festas descoladas e aos melhores restaurantes sem ajuda de um concierge local, use o serviço do seu hotel. Para ter tranquilidade absoluta, use a consultoria da Erica Chrysocheraki, brasileira super querida e competente que organiza tudo na ilha. www.bboutiquetravel.com.br / erica@bboutiquetravel.com.br

#Mykonos

0 visualização

© 2016 Patricia Boiteux Brandão. Todos os direitos reservados.