top of page

Milão, dicas de gastronomia e cultura


Como estou totalmente antenada em Milão e por conta da semana de moda, resolvi compartilhar alguns dos meus lugares favoritos dessa vibrante cidade. Além de referência mundial em design, a cidade é riquíssima nos quesitos gastronomia e cultura. Seguem algumas dicas:

Trussardi alla Scala - Esse lugar especial é a união de dois ícones milaneses, dois monumentos de valor inquestionável. Por um lado, uma família histórica e muito importante da moda italiana, a família Trussardi. Por outro a excelência da cultura itaiana: o Teatro La Scala. A combinação dos dois deu o nome ao que é considerado hoje um dos restaurantes mais chiques, gourmet e românticos da cidade. Com vista para o majestoso Teatro e para a praça sua homônima, com o monumento a Leonardo da Vinci, o Trussardi alla Scala ainda carrega uma estrela Michelin. O serviço é impecável e a cozinha pilotada desde 2015 pelo jovem e talentoso chef Roberto Conti.

Piazza della Scala, 5 / Tel: +39 02 8068 8201

Ceresio 7 - Um dos melhores rooftops de Milão, um mix de bar e restaurante ideal para aqueles que gostam de jantar em um ambiente cool. O restaurante serve deliciosos frutos do mar, carnes e massas com um toque contemporâneo. Mas o happy hour e o night cap são o ponto alto, o cenário é maravilhoso, há duas piscinas e você começa a desfrutar de suas bebidas à beira d’água, em um ambiente requintado. Durante o inverno, a área ao ar livre é aquecida, mas há também um lounge interno super agradável.

Via Ceresio, 7 / Tel: +39 02 31039221

Contraste - O chef uruguaio Matias Perdomo, que também é dono do EXIT Gastronomia abriu o restaurante de vanguarda em 2015 com mais dois sócios, o milanês Thomas Piras e o chileno Simon Press. Tudo no Contratste é divertido - incluindo o menu. O ambiente é uber chique e o atualmente considerado um dos locais mais badalados da alta gastronomia de Milão. A carta de vinhos, como afirma o guia Michelin, é emocionante.

Via Giuseppe Meda, 2 / Tel: +39 02 4953 6597

Dry Cocktails & Pizza - O lugar é super badalado, o barman Giuglielmo Miriello dá um toque único às bebidas vintage, além de novas criações como o Hellfire, uma espécie de margarita picante. As bebidas saborosas são igualmente acompanhadas pelas excelentes pizzas, citadas pelo guia gourmet Gambero Rosso, como algumas das melhores da Itália.

Via Solferino, 33/ Tel: +39 02 6379 3414

Carlo e Camilla in Segheria - Um impressionante espaço industrial ("segheria" significa serraria), tem um ar extremamente teatral, decorado com imensos lustres de cristal, longas mesas comunitárias de madeira e cadeiras de design, um empreendimento do renomado chef Carlo Cracco. As bebidas são supervisionadas por Filippo Sisti, que, depois de passar por outros lugares em Milão, Nova York, Londres e Paris, pode incluir ingredientes como xarope de açafrão, cardamomo verde ou shiso em suas criações.

Via Giuseppe Meda 24, Tel: +39 02 837 3963

Pasticceria Marchesi - uma verdadeira instituição de Milão, esta pastelaria e bar café também faz parte da família Prada - depois de ter sido comprada por Miuccia Prada em 2014. Existem agora três na cidade, incluindo o original na Via Santa Maria alla Porta. A qualquer hora do dia, você pode apreciar o incrível ambiente, lindamente decorado pelo designer de interiores Roberto Baciocchi. Seu mais novo endereço fica no coração de Milão, na Galleria Vittorio Emanuele II, um símbolo emblemático da cidade, localizado no mezanino do prédio que abriga a loja Prada's Men, ocupando uma área de 2.700 metros quadrados, reinterpreta a atmosfera e o fascínio de sua loja histórica na Via Santa Maria alla Porta.

A minha preferida é na Via Monte Napoleone, onde parte do espaço da loja é usado como uma elegante sala de chá que serve uma variedade de pratos durante todo o dia: café da manhã, almoço, chá e um aperitivo noturno.

Pasticceria Marchesi, Via Monte Napoleone, 9 / www.pasticceriamarchesi.it

Pinacoteca di Brera - é um museu maravilhoso, mas pouco conhecido, que abriga uma das mais impressionantes coleções de arte clássica da cidade. Lá você encontrará obras de Rembrandt, Mantegna, Caravaggio, Bellini, Tintoretto e muito mais, mas os destaques são Dead Christ, de Mantegna, e Madonna and Child, de Bellini.

Via Brera, 28 / Tel: +39 02-7226-3264/

www.brera.beniculturali.it

Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci

O maior museu da Itália dedicado à ciência e tecnologia, em homenagem ao incomparável artista, engenheiro e cientista Leonardo Da Vinci. Encontra-se num vasto e bonito mosteiro do século XVI, no bairro de Saint Ambrogio, perto da antiga residência de Da Vinci em Milão. Começando no período da Renascença, o museu registra os avanços globais da ciência e tecnologia. A apresentação é dinâmica e acessível, com mais de 13 workshops e exibições interativas, tornando o museu particularmente adequado jovens adolescentes.

Via San Vittore, 21 / Tel: +39 02 485551


bottom of page