Tour gastronômico por São Paulo


Costumo dar dicas de ótimos restaurantes nos mais variados destinos do mundo por onde circulo, mas uma das cidades que considero referência no quesito gastronomia é a nossa São Paulo. Segue aqui a lista dos meus restaurantes prediletos na terra da garoa:

PARIGI

O restaurante, que faz parte do grupo Fasano, na minha opinião é o melhor da rede, se destacando das casas irmãs pela inspiração da cozinha: franco-italiana e pelo serviço impecável. Quem assina o cardápio é o chef Eric Berland, que sugere opções como o pernil de cordeiro, guarnecido de polenta mole, o tradicional coq au vin e o delicioso pato assado no estilo do famoso restaurante Tour d'Argent, em Paris. Sempre maravilhoso.

R. Amauri, 275, Jardim Europa

MANI E MANIOCA

O Mani é um dos restaurantes mais incríveis que conheço. Os premiados chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo tem um talento indiscutível. Todos os pratos são produzidos com toque brasileiro, como moqueca, farofa de castanha do Pará e pamonha de forno. O couvert é um deleite, composto por lascas gigantes de polvilho, tudo bem quentinho e produzido na própria cozinha do Mani. Sua filial no Shopping Iguatemi, o Manioca, é minha parada obrigatória na cidade, localizado nos

fundos da Livraria Cultura, serve clássicos do Maní e outras sugestões mais descontraídas. O polvo na brasa com páprica defumada e arroz de açafrão e o mil-folhas crocante de banana são de comer rezando.

Rua Joaquim Antunes, 210 - Jardim Paulistano ( Mani)

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232- entrada pela Livraria Cultura (Manioca)

KAÁ

A cozinha é comandada pelo excelente chef francês Laurent Suaudeau. O ambiente é bem arejado, com um paisagismo de tirar o fôlego. O cardápio é bem amplo e utiliza produtos clássicos italianos, franceses e típicos brasileiros. O Mil folhas com calda de morango é obrigatório.

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 279 – Vila Olimpia.

ADEGA SANTIAGO

Um charmoso gastrobar onde servem vinhos e bebidas das mais diversas localidades e ainda tem uma gastronomia sensacional. Muitos pratos do menu são produzidos na lenha, que dão um sabor todos especial para a comida. A Bacalhoada na lenha e o churros com doce de leite são puro deleite.

Av. Magalhães de Castro, 12.000. Shopping Cidade Jardim. 4 andar.

NAGAYAMA

Pioneiro entre os endereços criados por Mario Nagayama, permanece como um dos melhores restaurantes da categoria. O frescor dos pescados é essencial na qualidade alcançada. Caso consiga um lugar no disputado balcão, comece por uma seleção de sashimis, como o de robalo, e prossiga com seus pares de sushis favoritos: toro, buri, linguado, serra e enguia.

Rua da Consolação, 3397 - Jardins