top of page

Lisboa, votada cidade mais cool da Europa


Porque Lisboa foi eleita a cidade mais cool da Europa? Antes de tudo, a cidade é despretensiosa, iluminada pelo sol e emoldurada pelo Rio Tejo, um espelho de cor. As sete colinas em que a cidade está assentada formam um vasto anfiteatro natural que recolhe e reflete a luz. É a combinação destes diversos fatores - geográficos, topográficos, materiais e meteorológicos - que dão Lisboa a sua luminosidade de outro mundo tornando-a única entre as cidades europeias. A atitude local é diferente também, você não encontra a angústia de Berlim ou altivez de Paris nem a fanfarronice de Roma, um dos motivos dos brasileiros sentirem-se tão bem acolhidos, além da facilidade da língua, é claro. A capital portuguesa é símbolo de uma beleza e singularidade que não passam despercebidas. Em Lisboa, há sempre tanto para ver e fazer, abrindo a cada visitante um mundo de possibilidades para as mais variadas experiências: pequenas e charmosas casas, com suas janelas coloridas, paredes de azulejos e varandas acolhedoras. Cidade cheia de pequenos encantos, suas lindas calçadas, os telhados avermelhados que podem ser observados de tantos mirantes , e ainda os antigos candeeiros que a iluminam de noite e a embelezam de dia. Programa deliciosos é caminhar por uma Lisboa com mil anos de historia, rica em monumentos, bairros típicos onde a cidade nasceu e permanece ainda genuína. De acordo com os historiadores Lisboa foi fundada pelos Fenícios e construída ao estilo mourisco, representando as fortes influências árabes. Aliás, a cidade foi controlada pelos Mouros durante 450 anos. A cidade enriqueceu ao tornar-se um importante centro para o comércio de jóias e especiarias, na época dos descobrimentos, recebendo influências culturais diversificadas, criando contrastes muito interessantes. Um dos meus lugares favoritos é o bairro de Belém, sendo talvez o mais importante em termos de património histórico, com seus monumentos relacionados com os descobrimentos. Também localizado em Belém, o Mosteiro dos Jerónimos é visita obrigatória. Situado na grandiosa Praça do Império, o monumento integra elementos decorativos do gótico e do renascimento. A excelência arquitetônica é evidente, tendo sido reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Hoje, nas alas do antigo mosteiro, estão instalados o Museu da Marinha, fundamental para conhecer um pouco da história náutica portuguesa, e o Museu de Arqueologia. Sempre que visito os Jerônimos sou tomada de uma emoção suprema, uma mistura de beleza e grandeza associadas à história e à fé. A Torre de Belém, junto ao rio, é outro maravilhoso monumento a ser visitado, assim como o moderno CCB – Centro Cultural de Belém, local de ebulição da cultura contemporânea. Além de apresentar um acervo de obras fantásticas você pode passear pelos lindos jardins, com vista deslumbrante para o rio, e parar para um café acompanhado de deliciosos pasteis de nata. Uma outra visita imperdível é ao Museu Nacional dos Coches, Av. da Índia 136.

Lisboa: "Cidade branca semeada de pedras ... Cidade azul semeada de céu..."

Onde ficar:

Hotel Ritz (Four Seasons): o hotel mais sofisticado de Lisboa e localizado no coração da cidade. Concebido com a intenção de projetar internacionalmente o nome de Lisboa e de acrescentar ao prestígio da hotelaria Portuguesa, este hotel é um verdadeiro marco histórico.

Rua Rodrigo da Fonseca 88.

Tel: +351 21 381 1400

Hotel Valverde: Localizado no centro da Avenida da Liberdade, na zona mais nobre de Lisboa, remetendo-se àsTown Houses londrinas e nova-iorquinas, Hotel tem uma linguagem clássica e elegante, pontuada por móveis contemporâneos, obras de arte, objetos e antiguidades.

Av. da Liberdade, 164

Tel: +351 21 094 03 00I

Hotel Bairro Alto: situa-se no coração da cidade, em plena zona histórica, entre o boémio Bairro Alto e o cultural, chique e trendy Chiado, dois dos bairros mais emblemáticos de Lisboa.

Praça Luís de Camões, N.º2/ Bairro Alto

TEL (351) 21 340 82 88

Onde comer&beber:

CANTINHO DO AVILLEZ

R. Duques de Bragança 7, 1200-162 Chiado

Tel: +351 21 199 2369

BELCANTO (estrelado)

Largo de São Carlos 10, 1200-410 Lisboa,

Tel:+351 21 342 0607

GAMBRINUS (Clássico)

Rua das Portas de Santo Antão 23

Tel: +351 213 421 466 (Reservas)

MERCADO DA RIBEIRA, Cais do Sodré (tipo um Eataly, mas com produtos típicos portugueses)

Avenida 24 de Julho

BICA DO SAPATO (Beira do Rio Tejo)

Av. Infante Dom Henrique, Armazém B, Cais de Pedra, Santa Apolónia

Tel: +351 218 810 320

RESTAURANTE PAP'AÇORDA

Avenida 24 de Julho, 49 (Mercado da Ribeira) Tel: + 351 213 464 811

Terraço BA (Bar no roof top do Hotel Bairro Alto): Apesar de não ser muito grande, este já foi considerado um dos mais belos terraços da cidade. A razão é a vista para os telhados do centro histórico até à Ponte 25 de Abril, e um ambiente acolhedor num espaço confortável.

Memmo Alfama Terrace: no topo do edifício do Hotel Memmo Alfama, no charmoso e antigo bairro de Alfama. Tem das melhores vistas do Tejo e da parte mais antiga de Lisboa, e uma decoração contemporânea. O bar fica junto da piscina exterior do hotel, oferecendo uma seleção de vinhos portugueses e tapas enquanto se admira a magnífica vista. Abre todos os dias, das 18h00 às 23h00.

bottom of page