top of page

Um giro cool pela Barra da Tijuca


Já foi o tempo onde a Barra da Tijuca era só bairro de emergentes e shopping centers. O bairro é dono de uma incrível beleza natural, se destaca da cidade por ser uma grande baixada e possuir três grandes lagoas assim como praias extensas limpas e lindas, um play ground natural para os que amam esportes náuticos como surf, stand up, kite surf. O bairro amadureceu e desenvolveu seu charme, durante os jogos Rio 2016 abrigou seu principal Centro Olímpico, e o carioca da Zona Sul, assim como os turistas mais exigentes se renderam aos seus encantos. Com diversas novas opções de hotéis, restaurantes e bares descolados está virando destino de gente cool, principalmente após a duplicação da Lagoa-Barra e as grandes melhorias do transporte público, legado olímpico, que resultou num enorme desafogo no trânsito. O site fez um garimpo dos lugares mais descolados da Barra, siga o mapa:

K8

Misto de quiosque e clube de kitesurf, o endereço foi o pioneiro no modelo de integrar esportes e alimentação saudável na região. Comandado pelo kitesurfista Francisco Ferreira, conhecido como Frajola, o local oferece aulas da modalidade, além de surfe e stand-up paddle. No cardápio, nada de frituras. Tudo é feito na chapa, como o peixe com banana, receita do chef Claude Troisgros, frequentador do lugar. O açaí com granola de lá também é famoso.

Avenida do Pepê, ( em frente ao 890) ☎ 99738-0808 e 7830-6249

CLÁSSICO BEACH CLUB

A ideia era importar a atmosfera de badalação dos clubes de praia de Ibiza, na Espanha. Para isso, o local conta com poltronas e bangalôs confortáveis, uma carta de bebidas composta de sangrias, vinhos, espumantes e champanhes (Moët & Chandon, inclusive) e trilha sonora Virou point de gente jovem, bonita e sarada. Ali também é possível fazer aulas de kitesurf e alugar a prancha de stand-up paddle (80 reais a hora). A estrutura comporta ainda parquinho com escorrega, balanço e casinha para a criançada.

Avenida do Pepê, QS 9 (em frente ao número 1014), Barra. 8h/22h. ☎ 2491-6609

PE’AHI

Em 2003, duas lendas do surf brasileiro e mundial, Ricardo Bocão e Eraldo Gueiros, juntaram-se a outro amigo surfista de alma e abriram a Extreme Club, loja multi-marcas de artigos esportivos especializada em surfe e tow-in surfing (surfe rebocado por jet-skis). É a loja de surfe mais bem localizada da Barra da Tijuca, em frente ao antigo Postinho, e na praia que foi palco das duas últimas etapas do Circuito Mundial de Surfe realizadas no Rio de Janeiro. Em 2007, dois amigos surfistas, é claro, juntaram-se ao Eraldo e criaram o Pe’ahi, restaurante de culinária japonesa de DNA havaiano com traços californianos.

Av. do Pepê, 780 / Tel: (021) 2492-1286

KULT KOLECTOR

Arte contemporânea, design, Rock and Roll, fotografia, vinil, drinks elaborados e comida da melhor qualidade, além de muita cultura hipster, punk e café racer. Essa é a proposta do Kult Kolector, um espaço que traz um conceito inédito para o Rio de Janeiro, um mix de galeria de arte, lounge/bar e uma loja muito descolada, onde se pode encontrar desde charutos cubanos até coleções de vinil escolhidas a dedo, passando por publicações, fotografias, pôsteres, roupas, jóias e acessórios de diversos países. Essa mistura cultural virou point de moderninhos da cidade. As terças-feiras tem exibição de filmes e as quintas, shows de blues.

Av. Olegário Maciel, 130 – Loja E

ORG BISTRÔ

O lugar é aconchegante e serve comida com ingredientes orgânicos e pegada artesanal, o menu é escrito a mão com canetas coloridas, um charme. Saladas criativas, deliciosos bolos, sanduíches e sucos.

Av. Olegário Maciel, 175 – Loja G

CAPIM SANTO

Filial carioca do restaurante da badalada chef Morena Leite abriu no Village Mall e tem como sócia a linda atriz Mariana Ximenes. Já virou point de bacanas, seu jardim suspenso é um must, com plantas tropicais, que trazem a natureza para dentro do shopping. O mobiliário é assinado por designers como Hugo França e Paulo Alves. O cardápio privilegia ingredientes brasileiros. Na hora do almoço, uma grande bancada gourmet é dividida em estações que apresentam opções variadas de saladas frescas, grãos, leguminosas, proteínas, massas e tapiocas, finalizadas na frente do cliente.

Fotos divulgação


bottom of page