Park City, um dos melhores destinos de ski do mundo


Um dos melhores resorts de ski dos Estados Unidos ainda não foi descoberto pela maioria dos brasileiros praticantes do esporte: Park City

Park City é um destino de inverno urbano e cosmopolita. Tem menos de 10 mil habitantes, mas está a apenas 50 quilômetros Salt Lake City, da capital do estado de Utah. A estação embora não seja tão badalada aqui, atrai celebridades como Justin Bieber, Will Smith e Michael Jordan, felizes proprietários de casas de luxo na cidadezinha.

Park City foi incorporada como uma cidade em 1884. As abundantes veias de prata das montanhas atraíram aventureiros de todo o mundo no final da década de 1860. Na época áurea da mineração de Park City, as montanhas circundantes renderam US$ 400 milhões em prata e criaram 23 milionários - incluindo o famoso empresário da área editorial: William Randolph Hearst.

A cidade é atualmente uma mistura única do antigo e do novo, onde 64 lindos prédios estão listados no Registro Nacional de Lugares Históricos, muitos dos quais estão localizados ao longo da Main Street da cidade.

A temporada de inverno em Park City vai até a primeira semana de abril. Desde 2014, quando foi comprada pelo grupo Vail Resorts, Park City Mountain virou o maior resort de inverno dos Estados Unidos, são mais de 330 pistas e 41 meios de elevação. Deer Valley é o outro resort de inverno na cidade. Várias vezes eleito como o melhor dos EUA, é mais exclusivo e elegante, limita o número de visitantes diários a um máximo de 9 mil e não recebe snowboarders, apenas esquiadores. São cerca de 100 pistas e 21 meios de elevação. Em 2015 o resort recebeu um investimento de US$ 50 milhões, foi criada uma mega-montanha de 7.300 acres, incluindo um novo restaurante e uma gôndola de alta velocidade chamada Quicksilver que essencialmente conecta as duas áreas.

Ainda durante a temporada de neve, Park City sedia, entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro, o Sundance Film Festival, criado há três décadas por Robert Redford, maior e mais importante evento de cinema independente dos Estados Unidos, que une celebridades, cineastas, produtores e cinéfilos, e proporciona uma movimentação única de pré-estreias, tapetes vermelhos, festas e painéis de discussão.

Dicas práticas:

A cidade fica a apenas 35 minutos do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, com shuttles frequentes para fazer o transporte até o seu hotel. Também há um serviço de ônibus gratuito para explorar a cidade, que é um benefício muito cômodo, pois não há a necessidade de alugar um carro.

A Main Street é o melhor local o aprés ski e para aproveitar a boa gastronomia, com cerca de 150 bares e restaurantes, dos tradicionais hambúrgueres e steaks até culinárias do mundo todo: mexicana, japonesa, italiana, francesa, indiana e outras.

Além do esqui, também há outras atrações com trilhas, passeio de trenó, voo de balão, tirolesa e museus olímpicos.

Onde ficar:

St Regis: www.marriott.com/hotels/travel/slcxr-the-st-regis-deer-valley

Montage Deer Valley: www.montagehotels.com/deervalley/

Washington House: www.washingtonschoolhouse.com

Maiores informações: www.parkcitymountain.com